App Description

Discurso sobre o método é um tratado filosófico de René Descartes sendo a base da epistemologia do filósofo, sistema que passou a ser conhecido como cartesianismo. A obra propõe um modelo quase matemático para conduzir o pensamento humano.

Em toda a obra permeia a autoridade da razão, conceito banal para o homem moderno, mas um tanto novo para o homem medieval (muito mais acostumado à autoridade eclesiástica). A autoridade dos sentidos (ou seja, as percepções do mundo) também é particularmente rejeitada; o conhecimento significativo, segundo o texto, só pode ser atingido pela razão, abstraindo-se a distração dos sentidos. Uma das mais conhecidas frases do Discurso é Je pense, donc je suis (citada frequentemente em latim, cogito ergo sum; penso, logo existo): o ato de duvidar como indubitável, e as evidências de "pensar" e "existir" ligadas.

Edição especialmente editada para iPad, com tamanho de letras e paginação para facilitar a leitura no dispositivo. Oferece busca por palavra chave e marcador de página múltiplo.

iPad Screenshots

(click to enlarge)

Discurso sobre o Método screenshot 1 Discurso sobre o Método screenshot 2 Discurso sobre o Método screenshot 3 Discurso sobre o Método screenshot 4 Discurso sobre o Método screenshot 5

App Changes

  • June 09, 2014 Initial release